Fisioterapeuta uroginecológica

Olá!

Um dos motivos de eu ter voltado à sexóloga foi achar que sozinha não dou conta de me curar. Não sei se estou certa (aliás, não sei se estou certa em quase nada nesta minha vida), mas acho que com orientação especializada, profissional, com equipamentos e técnicas será melhor do que só tentar os exercícios com os dilatadores.

Assim, perguntei à médica se indicaria alguém, se conhecia o trabalho de alguma profissional da área. Ela lembrou de uma, mas diz que faz tempo que não tem o contato dela e tal. Vou tentar encontrá-la via plano de saúde. Outra coisa: a sexóloga me disse que era bem provável que o plano não aprovasse de cara a fisioterapia por conta de vaginismo. Assim, no encaminhamento, ela colocou que eu tenho incontinência urinária (o que também pode gerar desconfiança, pela minha idade e pelo fato de não ter filhos), mas simbora tentar.

Quando der tudo certo, falo pra vocês aqui. E, se alguém tiver experiência na área de fisioterapia, favor trocar informações conosco pelos comentários.

Beijos pra vcs todos

Comentários

  1. A fisioterapia é um complemento maravilhoso para o tratamento do vaginismo. Sem fisioterapia nunca teria curado o meu vaginismo! Pelo menos, não tão rapidamente. Vai dar tudo certo, concerteza! Muita força e beijinhos :)

    ResponderExcluir
  2. Respostas
    1. :))
      http://vaginismos.blogspot.pt/search/label/Fisioterapia
      Se quiser saber mais, é só dizer que eu tento responder!
      Beijinho

      Excluir
    2. A.P.,
      a minha opinião é que a mulher com vaginismo deve procurar conhecer todos os métodos, de preferência através de profissionais indicados por alguém.
      Mas acho que a mulher com vaginismo deve também tentar se tocar e tentar penetração com dilatadores de tamanhos progressivos (com lubrificador, etc..).
      Você não teve essa barreira, mas observo que muitas mulheres esperam resolver o seu problema com algum profissional redentor sem antes tentar conhecer melhor o seu corpo e os limites que o vaginismo impõe.
      Acho que o vaginismo pode levar a muitas descobertas físicas e emocionais e não vejo como dissociar a cura ou a melhora do vaginismo a todas as iniciativas acumuladas.
      Obs.: sobre a indicação de profissional, aproveito para lembrá-la que a S. é de Portugal...mas eu tenho uma indicação que parece ser séria, embora nós não a conheçamos ainda (há meses está na lista da nossa próxima descoberta).
      Um abraço

      Excluir
  3. Olás! Agradeço pela força, amigos. Vou olhar o site sim, Sofia. E o que quero saber é sobre o dia a dia da fisio, se ficou constrangida, que métodos utilizam, essas coisas.

    Marcelo, concordo plenamente. A atitude, o toque começa conosco. Sobre a indicação, é provável que não moremos na mesma cidade (nem mesmo no mesmo Estado!). Mas falemos por e-mail amorperfeito92@gmail.com.

    Abraços aos dois e obrigada de novo

    ResponderExcluir
  4. Olá, Amor Perfeito.Sem dúvida, a fisioterapia foi fundamental para o início da cura. Cheguei a fazer Psicoterapia, o que ajudou em algumas questões, mas o físico mesmo, tive avanço com a fisioterapia. Ainda não estou 100%, mas já consigo a penetração a maioria das vezes, mas anda é preciso ajustar algumas coisas... rs... mas chego lá.. :) vamos chegar. Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostaria que contasse, se vc se sentir à vontade, um pouco mais sobre como funciona a fisio. E sobre os ajustes tenho certeza de que serão feitos em breve, com essa sua força de vontade é garantido. bjs

      Excluir
  5. Dra Fernanda Pacheco da clínica urofisio (rio de janeiro)
    www.clinicaurofisio.com.br (21)2262-5335
    Ela é excelente! Estou em tratamento e com poucas sessões já me sinto capaz de ficar curada!
    boa sorte!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela dica! Eu, infelizmente, não moro no Rio, mas a turma que frequenta o blog pode aproveitar. Beijos e volte mais, conte como é a fisio.

      Excluir
  6. Olá, Amor Perfeito e demais companheiras e companheiros de luta, atenção comentário longo.. rsrs... conforme pediu vou tentar detalhar ao máximo sobre a fisio.
    Bem, sou casada a 4 anos e até agosto do ano passado eu ainda não tinha sido diagnosticada. Depois de mais uma "crise" de inconformidade com o vaginismo (embora eu ainda não soubesse desse termo), comecei a procurar na internet se achava algo que explicava o que eu tinha, foi então que assistindo um documentário da Discovery que tratava desse tema, finalmente entendi o que se passava, descobrindo também através de blogs como o seu (obrigada :)) que não estava sozinha nessa.
    Então, procurando sobre o tema que vi alguns depoimentos sobre pessoas que fizeram a fisioterapeuta e resolvi procurar um profissional da área.
    Bem, vamos aos detalhes: na 1º consulta ela ouviu a minha história, foi bem atenciosa, e explicou o que acontecia no vaginismo. Esse primeiro contato foi fundamental para quebrar outras tentativas frustradas e frustrantes com os profissionais de saúde que tive coragem para contar o que acontecia. Nesse primeiro momento, ela fez um exame para testar o nível de contração dos músculos da vagina, pois no vaginismo eles contraem impedindo a penetração. Ela pediu que eu me sentasse em uma cama tipo de ginecologia. Para esse teste ela precisa penetrar os dois dedos para sentir a contratilidade. Iniciou com um, para que eu me acostumasse, o que foi bem tranquilo para a minha surpresa e depois ela colocou os dois, o que ardeu um pouco, mas também foi tranquilo. Não preciso nem falar como fiquei feliz por isso, desmistificou a ideia de "barreira". A serenidade dela contagiou sabe. Ela traçou um plano de 10 seções (1 por semana), me explicou que a cura é possível sim, se quisermos e tivermos força de vontade.
    Na 2º seção ela ensinou a percepção corporal, que não devemos ter medo de nos tocar que é importante os treinos da musculatura, que são os exercícios de Kegel, que trabalham com respiração e contração/ relaxamento. A ideia é além de treinar a musculatura, fazer com que estejamos no controle do nosso corpo, isto é, contrair quando queremos contrair e relaxar quando queremos relaxar. Parece uma coisa boba, mas é importante, estar no controle.
    Nas seções não são apenas treinados os músculos da vagina, mas de toda região, inclusive bumbum, barriga e pernas.
    Na 3º seção, como eu estava indo bem, ela colocou um cilindro de borracha fino que infla dentro da vagina, esse aparelho serve para testar o nível de contração dos músculos da vagina, incomodou um pouco, deu uma afliçãozinha, mas foi.. rs..ela pedia para contrair e deixar contraído por alguns segundos e depois relaxar, no meu caso ela detectou que eu contraia bem, mas na hora de relaxar, por mais que eu dizia que já tinha relaxado, o equipamento continuava a dizer que estava contraído, então ela pedia para eu inspirar e expirar algumas vezes, imaginando o corpo contraindo e relaxando até que assim acontecesse. Foi legal para entender como o nosso corpo reage.
    A 4º seção foi bem parecida com a 3º, só que como a penetração do equipamento tinha sido bem mais fácil (lembrando que durante os dias da semana eu fazia os exercícios de respiração e contração/ relaxamento) ela pediu ao final da seção que eu comprasse um pênis de borracha para um treinamento mais próximo do real. Aí eu pensei ai meu Deus, mas como vou comprar isso... hehe. Cenas do próximo capítulo... já está bem tarde, tenho que dormir... amanhã escrevo o restante. Bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Orquídea,
      também achei perfeito o seu relato...didático como tem que ser para incentivar quem ainda não procurou o tratamento fisioterápico. Aguardo o próximo capítulo que você prometeu...
      Um abraço...

      Excluir
  7. Nossa, Orquídea, muito obrigada! Já li muito a respeito, mas nada tão bom quanto seu texto, seu relato sobre a experiência. Agora, todos queremos saber mais. E outra coisa que desejo saber é como você se sentiu (constrangida, calma, ansiosa, com medo). Beijos e obrigada por sua dedicação aqui no blog. Rumo à cura!



    ResponderExcluir
  8. Comecei hoje meu tratamento com fisioterapia específica aqui em Brasília. Estava meeega nervosa mas a médica foi super atenciosa e também já começamos os exercícios. Vou aprender a dominar meu corpo e tenho fé que tudo dará certo. Se alguém daqui quiser indicação é só me falar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostaria da indicação de fisioterapeuta uroginicológico em Brasília.
      nessa_uni@yahoo.com.br
      Obrigada.

      Excluir
    2. É para isso este blog. Promover a cura entre todas. Luz e cura!

      Excluir
  9. Oi gente...sou de SP e queria saber se alguém tem algum profissional não muito caro para indicar...estou embarcando nessa agora,quando finalmente resolvi procurar ajuda!!Muito,muito obrigada...beijos!!

    ResponderExcluir
  10. Em São Paulo tem o CATIVA que faz todo tratamento gratuito, e é um local de referencia!!

    Alguém conhece algum Fisioterapeuta Uroginecológico no Rio de Janeiro que aceite o Plano de Saude Golden cross?
    E uma ginecologista que esteja por dentro do assunto que também aceite a Golden?

    ResponderExcluir
  11. Por favor, voces conhecem alguum fisioterapeuta na cidade de SP?

    ResponderExcluir
  12. Olá! Tenho 21 anos, sou portuguesa e tenho vaginismo. Criei um blog para partilha de experiências relacionadas com o vaginismo, para que haja mais informação a este nível em Portugal. Mais do que um blog meu, é um blog para todas nós e espero conseguir desenvolvê-lo. Se quiserem dar uma olhadela, aqui vai o link:
    http://vag-quemmandasomosnos.blogspot.pt/

    Quem tiver blogs ou páginas sobre o assunto, se o pudessem divulgar eu agradecia imenso! Há muitos poucos blogs portugueses sobre o assunto e apesar de as informações brasileiras ou inglesas serem ótimas, às vezes é bom sentir que há um apoio mais pertinho nós não é? E a partilha de contactos de profissionais de saúde portugueses também faz muuuita muita falta. Obrigada!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Espero que esteja tudo bem ! Obrigada pela participação e atividade aqui no blog.

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Exercícios com o dedo

E mais uma etapa (dilatador) vencida(o)

Troca de experiências

Mais uma consulta com a sexóloga