Começar do começo

Gente,

É difícil dizer qual é o começo quando o assunto é a cura do vaginismo. Pode ser a questão de reconhecer que se tem o problema (sempre fico em dúvida como classifico o vaginismo: é doença? Não. É disfunção? Dizem que não. Mas problema eu sei, e como sei, que é!).

Reconhecido, então, o problema, o segundo passo é saber que tal problema é esse. No meu caso, já contei no blog, soube porque vi uma breve matéria de TV. Brevíssima. Sem informação. Mas senti que eu, como aquela mulher, achava que nunca poderia ser penetrada, que o pênis não passaria, não caberia.

Com o surgimento da internet (é gente, eu vivi esse tempo), pude buscar mais informações. E a busca das informações é importantíssima (daí por que eu quis criar este blog). Mas a orientação profissional também é muito interessante para quem tem recursos (mora em locais onde, por plano de saúde ou SUS há rede de apoio).

Eu busquei, anos e anos depois (casamento já desfeito praticamente), uma terapeuta sexual. A primeira ginecologista em nada ajudou (e até a atual é fraca nisso). Mas a terapeuta foi quem me falou dos dilatadores, de que não era "culpa" minha, que havia saída.

Informada, orientada, o terceiro passo é partir pra ação: conhecer seu corpo. Você precisa se tocar. Seu corpo é feito para ser tocado, e não há mal nisso. Você deve saber o que sente, sentir prazer, sem culpa. Não sei do seu histórico, eu também tenho as minhas lembranças;experiências. Mas pense no hoje, no agora, na cura.

Tocada, conhecedora (pelo menos um pouco mais) de seu corpo e de sua fonte de prazer, parta para os exercícios. A vagina é elástica. Não é miudinha como pensamos. E precisamos ver isso na prática. Quem não tem dilatadores pode utilizar cotonete e dedo pra começar. Importante: encher de lubrificante. Importante 2: não ter medo da dor. A dor está na cabeça. Vá DEVAGAR, mas vá sim! Importante 3: exercícios todo dia, ou três vezes na semana, no mínimo. Caso contrário, a gente deixa pra depois (e eu já tenho 30 e poucos anos, já protelei isso além do além do limite!).

Você não pode esperar mais. Eu não posso esperar mais. A cura depende do começo. E ele começa agora.

Bjs

Comentários

  1. Adorei seu blog! eu tb tenho vaginismo e fui a uma ginecologista especializada nisso, ela mostrou minha vagina no espelho e me pediu pra colocar o dedo, eu nao consegui, chorei muito, ela disse que eu me comportava como um bebê e que precisava me descobrir como mulher. disse pra eu tentar em casa colocar o dedo e voltar após uma semana, não voltei, nao consigo colocar o dedo, por favor ajude-me!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Anônima!

      Tbm tenho vaginismo há bastante tempo e, desde que descobri esse problema, venho protelando exercícios e a busca de uma solução efetiva. Sinceramente, acho que a sua ginecologista foi um tanto estúpida ao dizer isso pra vc. Sinto, na leitura do seu comentário, que isso te deixou muito angustiada e ansiosa. De nada vai adiantar vc se sentir assim, só vai piorar. Tente se acalmar e respire fundo, sério. Depois, olhe sua vagina no espelho novamente. Tocando devagar, com o dedo mindinho besuntado de lubrificante, encontre a entrada da vagina, apenas encoste a ponta do dedo e com calma empurre para dentro, porque é só empurrando que você vai conseguir ver alguma coisa. Vai doer no começo, sem dúvida, vc achar que isso é impossível, mas eu juro, não é! Na hora em que estiver fazendo essa tentativa, pense que é você mesma quem está penetrando e você nunca faria nada para machucar a si mesma ou se ferir de propósito, certo? Comigo foi assim no começo, hj sou consigo inserir um dedo indicador com tranquilidade. Ainda não consegui ter relações com meu marido, mas os primeiros passos mais difíceis foram superados. Você também consegue! Boa sorte!
      Ah, e caso o dedo ainda seja muito difícil, tente com um cotonete, também dá certo!

      Bjs!

      Excluir
  2. The information that you have provided is quite informative.and i am looking forward to have some more stuff like that...

    ResponderExcluir
  3. ola querida gostei muito do seu blog pois estou passando por isso a um ano e ainda nao achei um profissional q possa me ajudar .e essa situaçao é bem dificil porque mexe com a gente muito .
    obrigada.

    ResponderExcluir
  4. oi a todas! A saida eh pensar q a cura ehpoosivel. E a segunda amiga falou tudo: comece de pouquinho, bem lubrificada, tocando brevemente, imaginando q nao vai se machucar. Mas precisa se tocar. E todo dia! Bjs e me contem depois

    ResponderExcluir
  5. fico Feliz de vc voltar a lutar pela cura!
    Vc já está quase lá, falta pouco não desista!
    Boa sorte

    ResponderExcluir
  6. Olá a todas,
    escrevo porque vi neste blog referências à culpa de quem tem vaginismo e à dificuldade dos parceiros em compreender o problema. Sou casado há nove anos e minha esposa tem vaginismo. Criei um blog para discutir o ponto de vista dos maridos. Pode ser localizado no Google quando se busca por "maridovaginista". A minha mensagem neste blog para vocês e para os seus parceiros é que não desistam! Todo aprendizado deve valorizar as dificuldades do caminho.
    Abraços,
    M.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Exercícios com o dedo

E mais uma etapa (dilatador) vencida(o)

Troca de experiências

Mais uma consulta com a sexóloga

Fisioterapeuta uroginecológica