Exercícios com os dedos - campeões de acesso aqui porque... (parte 1)

Oi a todas e todos!

"Exercícios com os dedos" é o post mais procurado há anos aqui neste espaço, criado em 2009.  Por que isso acontece? Eu não sei exatamente,  mas tenho teorias a respeito. Uma delas é quanto à praticidade. Mais fácil usarmos os dedos do que algum objeto. Afinal,  não requer investimento financeiro ou de outro tipo além de vencer o medo que muitas têm de introduzir algo na vagina.

Bem, o fato é que realmente os dedos são práticos e seguros.  Não é preciso gastar dinheiro nem esperar a encomenda (de dilatadores, por exemplo) chegar.  É ir agora a um local em que se sinta segura, respirar fundo, conectar-se consigo e iniciar. Dar aquele pontapé nesse jogo tão importante na sua vida: o jogo da vitória sobre o vaginismo.

Outra parte boa de usar os dedos nesses exercícios de dessensibilização é que, além das paredes vaginais, você tem a sensação na ponta dos dedos. Quando usa dilatador ou cotonete, por exemplo,  você não tem essa dupla estimulação.  Só sente a parede vaginal,  já que a outra parte é "inanimada". Então,  com os dedos, você sente a vagina nas suas mãos também,  pode controlar ou calibrar essas reações físicas. E pode evoluir na profundidade e na grossura da mesma forma que com os objetos (e só utilizar mais de um dedo pra simular a grossura). 

Tem medo de sentir a vagina na ponta de seus dedos? Eu tinha isso. Sentia agonia, um nervoso... Mas com o tempo vi o quanto era importante esse duplo toque (dedo-vagina e vagina-dedo) e o quanto era bom também.  Aliás, com o tempo se tornou delicioso.

Mas a opção pelos dedos pode esconder, na minha opinião,  outro receio ou uma vergonha: a de buscar e comprar dilatadores,  por exemplo.  Eu também tinha isso. Ensaiei muitas vezes uma ida pessoalmente ao sexshop, investigava localização, pensava se poderia ser vista... tudo isso! Cogitando sites, eu analisava a questão do cadastro, em como a encomenda chegaria à minha casa... mil grilos. Será que as pessoas em volta do sexshop ou de casa/vizinhos estão tão preocupadas em saber da nossa vida? E se estiverem é problema nosso?   Enfim, eu decidi pela encomenda. E a caixa (normal) chegou ao correio,  busquei, pronto. Mudou minha vida, aliada à minha vontade,  à minha atitude. Sim, dilatador sozinho não fabrica cura de vaginismo não. Nada dessa ilusão.

Olha, importante dizer: seja como for, é preciso ter disciplina e comprometimento com o processo de cura. Pense em dias, faça calendário, crie um plano de ação que seja sério e também divertido, ou melhor, PRAZEROSO...  Nada de deixar para amanhã, fazer hoje e só no mês que vem de novo... É preciso ser regular. E se empurrar um pouco, criando metas de aumentar, progredir nesse caminho.

Lembre-se de que a vida é sua, e as maravilhas que a cura do vaginismo trará também pertencerão a você (ainda que possam ser partilhadas com alguém). Pense nisso e aja hoje, amanhã, depois de amanhã. A superação do vaginismo não é mágica. Ela depende DE VOCÊ.

Rumo à cura. Beijos.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Exercícios com o dedo

E mais uma etapa (dilatador) vencida(o)

Troca de experiências

Mais uma consulta com a sexóloga

Fisioterapeuta uroginecológica