Fisioterapeuta: dra. Livia explica - parte 1

Sempre fico em dúvida sobre fisioterapia para curar o vaginismo. Entrei em contato com a dra. Livia Frulani, e ela não só me respondeu como autorizou que eu publicasse aqui as informações. Obrigada, dra. Livia. Essas informações são muito importantes pra quem vive esse problema. Então, algumas das frases escritas pela própria fisioterapeuta:


O tratamento do vaginismo, como você deve saber, implica duas coisas básicas: um apoio psicológico/terapêutico e fisioterapia. Os medos, ansiedade, dúvidas do dia a dia e dos momentos já vividos na vida acabam refletindo de forma involuntária no corpo, principalmente naquelas mulheres que tem o vaginismo. Como você mesma disse, você acaba por vergonha não chegando a expor o problema pra um profissional ou apresenta dificuldade para ter intimidade com alguém devido a esse problema, o que é muito comum nas vagínicas.

Apesar de estar usando os dilatadores vaginais (observação: é o meu caso), é importante continuar usando (pelo menos umas 2 ou 3 vezes por semana) tentar relaxar ao máximo possível a cada tentativa de introdução dos mesmos e procurar também um suporte psicológico (que ajuda muito na evolução das pacientes).

No tratamento da fisioterapia, nós ensinamos a paciente a relaxar, conhecendo melhor o seu corpo e ter um pouco mais de controle sobre ele, tratar os pontos de dor muscular e alongar. Faz parte do tratamento a introdução do dedo da fisioterapeuta no canal vaginal, com massagem para aliviar as dores do local e recondicionar a mulher com vaginismo para o que seria considerado normal. Há também a parte de utilização dos dilatadores vaginais e dos exercícios que são realizados em casa conforme a evolução da paciente.

O fato de não ter parceiro pode atrapalhar um pouco no tratamento da vagínica, pois a cura, digamos assim, podemos ter quando se consegue manter uma relação sexual com o pênis do parceiro, certo? Mas isso não significa que você enquanto não arruma um, não possa fazer o tratamento e ir treinando quando chegar a hora certa!!!





Blog www.liviafrulani.wordpress.com


Comentários

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Fico feliz em saber que posso ajudar as mulheres com problemas sexuais, como o vaginismo, seja através do tratamento ou de informações sobre o problema e de como ajudar na recuperação!!
      Espero que tenha esclarecido algumas dúvidas! e qualquer outra que tiverem é só entrar em contato! bjs

      Site: www.liviafrulani.com.br
      Blog: www.liviafrulani.wordpress.com

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Exercícios com o dedo

E mais uma etapa (dilatador) vencida(o)

Troca de experiências

Mais uma consulta com a sexóloga

Fisioterapeuta uroginecológica