E como eles devem agir?

Amigas e amigo,

Sim, isso mesmo: pela primeira vez (que eu saiba), este blog recebeu a visita de um homem, companheiro de uma mulher que tem vaginismo. Companheiro no real sentido da palavra, pelo que pude perceber no comentário deixado no post anterior.

Já falei aqui sobre os homens de mulheres com vaginismo (veja post feito em 19/12 que se chama "O parceiro"). Sei que sofrem muito, embora seja um sofrimento diferente do nosso, claro. Mas a angústia e a frustração fazem parte da rotina deles também.

O amigo perguntou como proceder, o que fazer. Eu não tenho resposta pronta, técnica pra isso. Mas uma coisa eu sei: apoio é fundamental. Apoiar a sua companheira, conhecer o que é vaginismo, entender que não é algo que só ela tem (como eu e muitas chegamos a pensar!), que é um problema que afeta a muitas mulheres que sofrem caladas. E que não é frescura: é uma contração involuntária, algo que nem nós sabemos por que acontece.

Ir a médicos e terapeutas com ela (ou dela, em momento separado, se assim o casal preferir), ajudar nos exercícios físicos e psicológicos e buscar informação na internet e em blogs como esse ajudam muito. Penso que se meu ex-marido tivesse tentado entender o que eu passava/passo teríamos nos unido em prol da superação e, consequentemente, de uma vida feliz.

Em tese, pode até ser que o problema do vaginismo seja da mulher. Mas a luta pela cura não precisa ser somente nossa. E todos nós sabemos, amigo e amigas, que uma conquista a dois é muito melhor do que uma vitória solitária.

Amigo, conte sempre conosco. Se quiser falar em particular (embora aqui o anonimato seja garantido e tenhamos formado realmente uma rede de amizade e partilha, acolhimento), fique à vontade. O e-mail é amorperfeito92@gmail.com.


Bjs a todos!

Comentários

  1. Tbm concordo com minha amiga.O vaginismo ñ é um problema só da mulher,o homem deve conhecer mais sobre o assunto e de alguma forma tentar apoiar sua parceira em qualquer situação,pois uma mulher vagínica,é muito sensível à qualquer forma de desinteresse.Sei tbm que ñ é fácil pro homem "aguentar" por muito tempo,mas ele deve pensar que o problema é do casal,e tem que ser resolvido juntos,pra o bem dos dois,ñ é verdade??
    Ñ sei se estou certa,mas é minha maneira de pensar sobre essa questão..
    bjoss a todos..
    Fiquem com Deus.

    ResponderExcluir
  2. Amiga, eu não teria dito melhor. É mesmo em tudo isso que se traduz o apoio que nós precisamos.
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Prezadas,

    Muito obrigado pela sua atenção!

    Saibam que todos estes conselhos de alguma forma me auxiliaram a entender melhor tudo isto que acontece com a minha companheira.

    Participamos juntos das sessões de fisioterapia especializada e psicologia sexual.

    Também estamos conversando muito sobre o assunto e os problemas que ela passa durante o dia, de tal forma que acredito estarmos cada vez mais próximos de um resultado positivo.

    Desta maneira, eu gostaria de agradecer pelo espaço que me foi concedido neste blog, o qual certamente não ajudou somente a mim, mas também diversas outras pessoas que passam pela mesma situação que eu.

    Por fim, ressalto que apesar de encontrar-me na posição de homem, ou seja, de 'alvo secundário' do vaginismo, aconselho a todas que continuem lutando com perseverança contra este CONTRATEMPO da vida.

    Sim, eu disse 'contratempo da vida'.

    O vaginismo é somente um contratempo na vida de todas as mulheres que são atingidas por ele, falo isto não para diminuir a gravidade com a qual afeta a vida das pessoas, mas sim no sentido de este mal deve ser combatido com ardor por todas vocês, pois ele pode ser superado, e vocês se sentirem mulheres cada vez mais felizes e realizadas na vida!

    Perseverança, garra e paciência são qualidades que devem ser buscadas neste caminho, pois só Deus sabe como é difícil tratar este mal silencioso que afeta tantas mulheres, mas que, ainda assim, pode ser vencido.

    Portanto, ressalto que todas vocês já são vencedoras por estarem aqui neste blog se informando e procurando formas de superar os desafios advindos da vida, pois acreditem, são poucos aqueles que realmente se preocupam, conscientemente, com o bem estar interior E exterior, e não somente este último.

    Deixo meus sinceros votos de boa sorte a todas!

    Um abraço!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Exercícios com o dedo

E mais uma etapa (dilatador) vencida(o)

Troca de experiências

Mais uma consulta com a sexóloga

Fisioterapeuta uroginecológica